sábado, 5 de setembro de 2009

Campanha salarial

Acordo Coletivo: Respeito e dignidade


As empresas de sucos são as únicas que não tem um acordo coletivo. Isso porque os patrões insistem em não reconhecer o Sindibeb como seu legitimo representante e se recusam a negociar. Já tentamos junto a SRT (Superintendência Regional do Trabalho) e os patrões intransigentemente insistem nas suas posturas arrogantes e ditatoriais, querendo impor qual é a entidade que deve representar os seus funcionários. Decisão que só cabe aos trabalhadores, e eles já deciram que é o Sindibeb e a Fetiaba (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos e A.ns no Estado da Bahia). Essa decisão é o que vale. Vamos partir para luta e defender um acordo coletivo que garanta melhores condições de salários e trabalho -que os patrões lhes negam há muitos anos.


Trabalhadores se manifestam

Os diretores do Sindibeb, Roque Mário e Ceilton Alves, estiveram na porta das fábricas Brasfrut, Utiara, e Nectare, entregaram o boletim e conversaram com os trabalhadores e ouviram muitas denúncias de irregularidades e exploração praticadas nas respectivas empresas. Só através do acordo coletivo é que se estabelecem regras de relações de trabalho entre empresa e trabalhador. Através dele se garante benefícios, como: piso salarial acima do salário mínimo, reajuste salarial (in.ação + aumento real) – acima do piso salarial-, jornada de trabalho, assistência médica e odontológica, cesta básica, participação nos lucros e resultados, pagamento do adicional de periculosidade e/ou insalubridade e o valor das horas extras. Só com luta e mobilização é que vamos acabar com a exploração.

Assembleia e sindicalização

O sindicato irá realizar assembleias ainda este mês nas empresas de sucos. Vamos discutir os problemas para formar uma pauta de reivindicação. Faremos sindicalizações,o que é uma forma de fortalecer o sindicato e a luta. A pauta será enviada às indústrias, buscando paci.camente negociações. Mas, se vierem com conversa de questionar a representatividade, só teremos um caminho, que é a greve. A organização dos trabalhadores é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...